óleo essencial manchas na pele tratar cuidar reparar prevenir tratamento rotina produto natural biológico certificado qualidade testado

MANCHAS NA PELE | Como tratar com óleos essenciais

Diferentes etapas da vida e diferentes fases vivenciadas pelo nosso corpo, fazem com que ter uma pele sem manchas não seja uma das tarefas mais simples, mas se tivermos o cuidado certo a nossa pele agradece.

Antes de combatermos qualquer problema é importante identificarmos a origem do mesmo. As manchas na pele surgem por inúmeros motivos como alterações hormonais, descuido com o sol, ou até mesmo por uma alimentação pouco saudável.

Diferentes causas, provocam diferentes tipos de manchas. As mais comuns por exemplo, são as manchas escuras que são em parte provocadas pela exposição excessiva ao sol, pois os raios solares têm a tendência de aumentar a produção de melanócitos no nosso organismo, resultando numa pigmentação irregular da nossa pele.  Alterações hormonais que surgem durante a gravidez ou menopausa, também podem provocar este tipo de manchas.

Manchas vermelhas por sua vez, podem resultar de alergias provocadas por produtos alimentares, cosméticos, medicamentos ou outros elementos. Um outro problema bastante comum, principalmente nos adolescentes, é a acne. O que realmente é preocupante neste caso, é que a acne pode deixar cicatrizes durante anos, chegando a afectar a autoestima das pessoas.

Para evitar que as manchas na pele apareçam ou para combater as mesmas, é importante adotar alguns cuidados diários.

Então comece por:

  • Fazer escolhas adequadas para os produtos de limpeza e hidratação da sua pele;
  • Usar protetor solar diariamente;
  • Evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente quando toma certos medicamentos como pílulas contraceptivas e antibióticos;
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos alergénicos e estimulantes como chocolates, camarão, gorduras animais, entre outros.

Soluções naturais. Porquê optar por elas?

Existem no mercado várias opções para solucionar estes problemas mas nem todas são viáveis. Certos produtos podem simplesmente solucionar o seu problema a curto prazo e em contrapartida ocasionar outros, pois podem ser agressivos para a sua pele, tornando-a mais sensível e propícia para o surgimento de outras manchas como as causadas pelo sol.

Os produtos naturais por sua vez, embora o seu resultado possa ser gradativo, para além de serem mais ecológicos, económicos e mais fáceis de encontrar, apresentam menos efeitos colaterais e costumam ser bastante eficazes, até porque, são a verdadeira fonte de vitaminas e propriedades normalmente procuradas em cremes comuns.

No caso dos óleos essenciais, utilize conforme o indicado, tendo atenção às dosagens e contraindicações.

Alguns aliados naturais para si:

Óleo Essencial de Eucalipto Nutriboty: quem ouve ou lê a palavra "Eucalipto" pensa rapidamente nos seus benefícios para o sistema respiratório. O que poucos sabem é que este óleo também é bom para combater a acne e outras problemas de pele parecidos, pois ajuda a reduzir o tamanho das glândulas sebáceas, diminuindo a produção de sebo e a inflamação causada pela acne, o que o torna ideal para peles oleosas.

Pode ser misturando em cremes, óleos corporais, e máscaras faciais.

Óleo Vegetal de Moringa Nutriboty: mais uma opção rica em vitaminas A e E. Este óleo aumenta a formação de colagénio, melhorando a elasticidade da pele. Possui ainda propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, sendo ideal para peles com acne. O óleo de moringa também pode ser usado diretamente sobre a pele para tratar cortes, arranhões, queimaduras e picadas de insetos. Basta aplicá-lo no local desejado duas vezes ao dia, ou conforme a indicação do produto.

Uma boa opção é aproveitar este óleo em máscaras de argila. Adicione 5 gotas de óleo vegetal de moringa à sua argila, aplique normalmente e deixe atuar, de seguida é só lavar o rosto com água morna.

O azeite de Oliva: Um óleo vegetal riquíssimo, muito conhecido e utilizado na nossa culinária e que oferece inúmeros benefícios ao nosso corpo não só quando ingerido, mas também quando incluído na rotina de cuidados com a pele.

Com vitaminas E, A e K, e ómegas 3 e 9, o azeite de oliva possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, mas principalmente antioxidantes, tornando o seu uso uma forma natural de estimular a regeneração das células e a reposição de colagénio.

Pode ser aplicado directamente sobre a pele e utilizado:

  • Na limpeza – como desmaquilhante natural;
  • Hidratante – adicione 5 gotinhas de azeite ao seu creme diário ou use o óleo directamente, massageando gentilmente o rosto;
  • Esfoliante – misture um pouco de azeite a 1 colher de chá de borra de café recente ou flocos de aveia triturados até formar uma pasta. Aplique no rosto seco e limpo e massageie gentilmente por 2 minutos. Após massagem, espere 5 minutos e lave o rosto com água morna.

Estas sugestões são mais indicadas para peles normais e secas.

Óleo de coco: óptimo hidratante corporal, mas diferente dos outros óleos, este tem a capacidade de bloquear até 20% dos raios solares, evitando manchas e queimaduras.

A sua pele é o espelho da sua saúde. Mantenha hábitos saudáveis no seu dia a dia e deixe-nos ajudá-lo a cuidar de si.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.