RESPIRE MELHOR ESTE INVERNO | Conheça as plantas que promovem a saúde do sistema respiratório

RESPIRE MELHOR ESTE INVERNO | Conheça as plantas que promovem a saúde do sistema respiratório

Durante o Inverno, é comum o aumento do número de casos de problemas respiratórios. A combinação de temperaturas baixas, ar seco e mudanças súbitas de temperaturas entre o interior das casas e o exterior tem impacto no nosso corpo, tornando mais frequente o surgimento gripes e não só! Pneumonias, bronquites e outras complicações a nível do sistema respiratório são mais comuns e tendo em conta a pandemia que afecta o mundo actualmente, existe cada vez mais a necessidade de cuidarmos e protegermos o nosso sistema respiratório pela sua vulnerabilidade perante os vírus e bactérias. Para tal, precisamos, antes de mais,  trabalhar no fortalecimento da imunidade do nosso corpo.

Como?
Hábitos saudáveis ajudam a manter o sistema imunitário mais forte, tornando o nosso organismo mais resistente a doenças. Uma boa hidratação, boas noites de sono, exercício físico e sem esquecer, uma boa alimentação, têm um impacto bastante significativo na nossa saúde física e bem estar.

De que forma a alimentação influencia a saúde respiratória?
Uma alimentação o mais natural possível, com porções diárias de frutas e legumes, oferece ao organismo uma boa quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais capazes de fortalecer a sua imunidade, regularizando ainda possíveis complicações existentes, pois muitos destes alimentos possuem efeitos anti-inflamatórios, broncodilatadores e mucolíticos.

Mas que alimentos são estes exactamente?

O Eucalipto Globulus
O Eucalipto é famoso pelo seu poder antisséptico e o tratamento feito com o seu óleo essencial é capaz de dilatar as vias respiratórias, favorecendo a passagem de ar, ajudando a combater vírus e bactérias.

Este óleo pode ser utilizado na inalação ou num difusor e é uma opção indicada em casos de gripes, pneumonia, sinusite, dor na garganta, asma, e outros quadros do sistema respiratório que necessitem de descongestionamento ou expectoração.

O Brócolos e a Couve-flor
São vegetais bastante conhecidos por serem grandes aliados na resolução de muitos problemas de saúde como excesso de peso, problemas digestivos, envelhecimento precoce e vários outros, mas uma vez ricos em sulforafano, são também destacados por serem alimentos que ajudam a eliminar toxinas e bactérias que entram para o aparelho respiratório com o oxigénio, contribuindo para a restauração das células e limpeza dos pulmões, diminuindo de forma considerável os efeitos das exposições aos agentes poluentes e químicos como o tabaco e outros, mostrando eficácia contra problemas como a enfisema e a bronquite.

Para aproveitar os nutrientes dos brócolos, ao prepará-los, não se deve deixar que cozinhem por mais de 3 ou 5 minutos, sendo o recomendável comer cerca de 1 1/2 caneca de brócolos cozidos, 4 vezes por semana.

No caso da couve-flor, pode comê-la crua em saladas, cozinhar, ou até mesmo fazer um puré.

A Cúrcuma
Bastante conhecida na culinária como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, a cúrcuma, para as vias respiratórias, é uma planta com propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias, antialérgicas e cicatrizantes, sendo indicada para complicações como otites, rinites, bronquites, sinusites, faringites, amigdalites, e ainda gengivites.

Pode preparar em casa:
Ingredientes:
– 1 colher de chá de curcuma,
– 1 pitada de gengibre ralado;
– 1 colher de sopa de mel;
– Sumo de meio limão;
– 1 copo de água morna.


Misture tudo num copo e beba no período da manhã antes de comer. A mistura funciona como anti-inflamatório para as vias respiratórias e contribui para o fortalecimento da sua imunidade.

Respirar bem traz equilíbrio para o corpo, mente e espírito!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.